segunda-feira, 26 de julho de 2010

Onde Vivem Os Monstros


Continuando minha maratona de filmes, hoje eu assisti Onde Vivem Os Monstros, do diretor Spike Jonze. O filme é uma adaptação do livro Where The Wild Things Are, do escritor Maurice Sendak. a História é sobre o garoto Max (Max Records), que vive com a mãe e a irmã Claire. Na adaptação, Max é um garoto aventureiro, que veste uma fantasia de lobo e tem uma grande imaginação. Numa noite, na hora do jantar, ele afronta a mãe, que estava com o namorado, morde ela e sai correndo de casa. Nessa fuga, ele entra emum barco e vai parar numa ilha, onde vivem os monstros. Para não ser devorado, Max diz que é um Rei e prometi aos monstros cuidar deles e fazê-los sempre felizes.
No decorrer do filme, o espectador percebi que cada monstro retrata um sentimento diferente do próprio Max.
A jornada é fruto justamente desses sentimentos. Carol (James Gandolfini), é o principal deles e é o que melhor representa o garoto, por causa da mente imaginativa e do impulsionismo exagerado do garoto e, não é por acaso, que Carol torna-se o favorito do menino. KW (Lauren Ambrose), é uma monstra que vive junto com todos os outros, mas que mantem uma amizade com duas corujas e isso deixa Carol com muito ciúmes; essa personagem é um sentimento externo de Max, é o sentimento materno, sempre protetor em relação ao garoto. Douglas (Chris Cooper) é o mais querido por Carol, pois acredita em tudo que o amigo fala para poder agradá-lo. Ira (Forest Whitaker) é expert em fazer buracos, sempre amável e muito criativo. Judith (Catherine O'Hara), uma monstra que está sempre desanimada e é muito agressiva. Alexander (Paul Dano) acha que ninguém se importa com ele, é bem frágil e carente. The Bull (Michael Berry Jr.) não é de muitas palavras, sempre quieto e afastado do grupo, apenas contemplando tudo. Tudo que Max queria era "estar em algum lugar onde alguém gostasse dele de verdade."
Aparentemente o filme parece voltado para o público infantil, mas não é. A trama é muito complexa, reflexiva, para se entender a história e todos esses sentimentos que envolvem o garoto é preciso ser adulto, senão o filme se torna sem sentido e totalmente sem graça. Sobre a trilha sonora, é muito fofa e eu achei que combinou bem com o estilo do filme.
Não recomendo esse filme à todos, pois acho que algumas pessoas jamais entenderiam a essência da história. Apenas recomendo para aqueles que realmente gostam de filmes de fantasia, não com uma simples historinha, mas com uma história reflexiva, para mentes de adultos com espirito de crianças.

0 comentários:

Postar um comentário